Nem longo, nem curto. A estrela da temporada continua sendo o corte médio, cujos cabelos devem ficar na altura das saboneteiras (aqueles “vãos” entre clavículas e ombros). A tendência pode ser vista de norte a sul do País. No Recife, as mulheres têm aderido às madeixas mais curtas – e não só inspiradas pelas celebridades. “A resistência em cortar ficou no passado. Antes, as clientes pediam para tirar o mínimo; hoje, querem renovar o visual e livrar-se dos fios danificados por muitos processos químicos. Sem contar que o médio combina com o litoral”, O mesmo acontece em Porto Alegre. “Como as brasileiras em geral, as gaúchas gostam de cabelos longos, mas têm se permitido usá-los menores. Cortados retos ou texturizados, escovados lisos ou em estilo mais bagunçado, ou messy, o médio tem sido o preferido por aqui”,
AS VARIAÇÕES
Como o médio assumiu o posto de queridinho da clientela, vale a pena conferir outras variações além do trapézio:
Corte reto (ou chanel)
Atemporal e clássico, combina com mulheres sofisticadas. Pode ter franja ou não. Para todos os tipos de texturas de fios, do liso ao ondulado.
Chanel de bico
Reto na parte de trás e frente em ponta, foi eternizado por Victoria Beckham. “Deve começar na altura da nuca e terminar abaixo do maxilar para ser considerado médio. Acima disso é curto”, avisa Rodrigo Gimenes, que também é proprietário do Monalisa Hair and Make-up, em Campinas (SP), e diretor técnico da Intercoiffure.
Falso reto
De base linear, apresenta desfiados por toda a extensão da cabeça. “Indicado para fios muito volumosos, grossos ou indisciplinados”, comenta Eron Araújo.
Long bob
Democrático, pode ser usado por clientes jovens ou maduras, de todos os estilos e diferentes texturas de cabelos. Sua base é reta e as pontas ligeiramente alongadas, com corte em camadas. “Em alguns casos, é necessário criar camadas menores para dar mais corpo aos fios. Pode ter franja diagonal”, completa o hairstylist do Eron Araújo Creative Salon.
Repicado
Os fios da parte de cima da cabeça são mais curtos e os de baixo, longos. “É sob medida para mulheres de personalidade forte”, compara o diretor da Academia Ondina.
PARA FINALIZAR
Esqueça o acabamento muito liso para os médios, independentemente do estilo de corte. O visual messy e até com um pouco de frizz é a finalização do momento.Tudo depende da textura do cabelo, é claro. Os repicados intensos ficam melhor com textura mais lisa, e os repicados longos ou graduados pedem ondulações, para dar forma ao liso, aplique pomada. Nos ondulados, use spray ou xampu seco, conferindo o volume exato. E nos crespos, invista na fitagem, que dá movimento”,